Translate

quarta-feira, 17 de março de 2010

Santa Helena

Estava a Santa Helena,
Cozendo numa almofada,
Com agulha de ouro,
E dedal de prata.
Passou ali um cavaleiro,
Pediu-lhe pousada.
Meu pai como bom,
Disse que lha dava!
Mandou-lhe fazer a Seia,
Do melhor que dava a casa,
Mandou-lhe fazer a cama,
Dentro da melhor sala,
Eram onze horas,
Cavalheiro pediu água,
Eu como mais nova,
Levantei-me a dar-lha.
Era meia-noite,
Casa roubada,
Todos apareciam,
Só eu não estava!
Levou-me sete léguas,
Sem comigo dar fala.
Ao cabo das sete léguas,
Perguntou-me como me chamava,
Eu em minha casa,
Era Helena amada,
Nas suas mãos cavaleiro,
Serei Helena desgraçada!
Tirou um punhal do bolso,
Ali a matou,
Coberta de monte,
Ali a deixou!
Passados sete anos,
Cavaleiro por ali passou,
Que bela ermida,
Naquele ermo encontrou!
- Pastores e pastoras,
Que guardais o gado,
De quem é aquela ermida,
De quem é aquele orado?
- É de Santa Helena,
Que um cavaleiro a matou!
E coberta de fetos,
Ali a deixou.
- Perdoa-me Helena,
Meu amor primeiro,
Se me perdoares,
Eu serei vosso romeiro!
- Eu não te perdoo-o,
Ó meu carniceiro!
Que me degolas-te,
Como o lobo ao carneiro!
- Perdoa-me Helena,
Meu amor primeiro,
Se me perdoares,
Eu serei vosso romeiro!
- Veste-te de azul,
Que é a cor do céu,
Se Deus te perdoa,
Perdoar-te-ei eu!

Sem comentários: