Translate

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


Romance da ceifa:


Capitão

Maio, era por Maio,
De uma rica primavera.
Lá se vai o capitão
Com seus soldados para a guerra,
Duzentos leva contados,
Duzentos contados leva,
O que vai na dianteira
Os olhos levava em terra.
-Porque vais triste soldado,
Porque vais triste para a guerra?
Se vais triste pelo cavalo
Melhor cavalo te eu dera.
-Não vou triste pelo cavalo
O cavalo bem bom era.
-Porque vais triste soldado,
Porque vais triste para a guerra?
Se vais triste pela espada
Melhor espada eu te dera.
-Não vou triste pela espada
Pois a espada bem boa que era.
-Porque vais triste soldado,
Porque vais triste para a guerra?
Se vais triste pelo capote
Melhor capote te eu dera.
-Não vou triste pelo capote
O capote bem bom que era.
-Porque vais triste soldado
Porque vais triste para a guerra?
-Vou triste por minha amada
Que sola fica em terra.
Ainda ontem me casara
E hoje já vou para guerra.
-Aparelha o teu cavalo
Sete anos vai para junto dela.
Ao cabo dos sete anos
Soldado volta para a guerra.
-Aqui tem meu capitão
Os primores da mina terra.
Meteu a mão ao bolso
Cordão de ouro lhe dera.
-Os primores da tua terra
Não os há em qualquer serra.
Aparelha o teu cavalo
Outros sete para junto dela
Sete e sete são catorze
Soldado acabou-se a guerra.

Sem comentários: