Translate

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Orfãzinha

Dentro deste cemitério
Numa noite tão sombria,
Eu peço à Virgem Maria,
Que me descubra um mistério,
Pois neste lugar fenero,
Está minha mãe enterrada,
Por quem eu era estimada,
E me dava tanto amor,
De joelhos me vou por,
Sobre esta campa gelada.
Sobre esta campa negra e fria,
Venho fazer minha oração,
Para ver se me responde,
Minha mãe do coração.
Já não tenho ambição,
Entrego-me à caridade,
Com seis anos de idade,
Perdi minha mãe querida,
E ao alto Deus de bondade,
Venho fazer minha oração,
Para ver se me reponde,
Minha mãe do coração.

E Deus que aquilo ouviu,,
À mãe lho foi revelar,
Foi-lhe conceder licença
Para com a filha falar.
Sua mãe lhe contestava,
Lá do Mundo da verdade,
Deixa a pedra negra e fria,
E vai para a povoação a orar,
Que eu já não sou desse mundo,
E Deus de ti se há-de lembrar.
Neste campo a onde tu estás,
Que a ti te parece um jardim,
Aqui tudo é que tem fim,
Criaturas boas e más,
Peço que embora te vás,
E a boa estrela te guie
E peço à Virgem Maria
Com os olhos em Deus pregados
Deixa a campa dos finados,
E vai para o Mundo dos viventes,
Aqui é que pais e filhas,
Acabamos de ser parentes,
Aqui não há condescendentes,
Não é que eu me queira negar,
Que a terra me está a pesar,
Não faz frio nem calor,
Para Deus ser teu protector,
Tu tem nele viva esperança,
Tu podes ter confiança
No seu poder que é profundo
Como ele não há segundo,
Para protecção te dar,
Como te eu hei-de ir guiar,
Se eu já não sou desse Mundo.

-como eu me hei-de defender
Se as feras derem comigo.
-para não correr nenhum perigo,
Tens de proceder assim,
Aurora cor de carmim,
Depressa vem ai arar,
Vai daqui sair agora,
A Deus do céu vai adorar.
-já que a morte me roubou
A minha mãe tão querida,,
É bem triste a minha vida,
Jesus Cristo recompensou,
Deste campo eu me vou,
Quero ir não sei para onde,
Minha mãe de mim se esconde,
Na terra fria tão má,
Neste campo onde ela está,
Eu só vejo um negro manto,
Vejo da Virgem um relâmpago,
Que me faz estremecer,
E vou daqui sair agora,
Nada aqui estou a fazer.


Sem comentários: