Translate

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Romance da Ceifa:

Dona Helena

-Porque não cantas Helena
À sombra dessa nogueira?
- Como hei-de eu cantar alegre,
Como hei-de cantar gazela,
Se meu pai já era morto,
E meu marido anda na guerra?
-Ó, quanto davas Helena
A quem to aqui trouxera?
-Daria aquela ovelhada
Que trago naquela serra.
- Guarda lá a ovelhada,
Que a ovelhada vossa era.
Ó quanto davas Helena
A quem to aqui trouxera?
-Daria aquela vacada
Que trago naquela serra.
-Guarda lá a vacada
Que a vacada vossa era.
Ó quanto davas Helena
A quem to aqui trouxera?
- Daria-te três moinhos
Todos três a ti tos dera
um mói ouro e prata
os outros pão e canela.
- Guarda lá os três moinhos
que não servem para mim!
- Ó quanto davas Helena
a quem to trouxera aqui.
- Três filhas que dele tivera
Todas três te dou a ti.
Uma para te lavar
Outra para te calçar e vestir,
A minha mais novinha de todas
Para contigo dormir.
-Não quero as tuas filhas,
que não servem para mim,
- Ó quanto davas Helena
a quem to trouxera aqui?
-Vai-te embora cavaleiro,
já estou farta de te ouvir,
não tenho mais que te dar
nem tu mais que me pedir.
- Tu tens muito que me dar
e eu muito que te pedir,
esse corpinho amado
para com ele dormir.

Sem comentários: