Translate

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Despique do mar e da terra

-Eu sou mar e tu és terra,
Anuncia a tua grandeza,
Qual de nós tem mais virtude,
Qual de nós tem mais riqueza.

Eu sou o mar de Deus sagrado,
Faço o povo de Deus Cristão,
Tenho um braço no Jordão,
Onde Cristo foi baptizado.
Os banhos que eu tenho dado,
A muita gente, dão saúde,
A divindade que mim salubre,
Com merecimentos que tenho,
Olá terra, vem lá vem
Qual de nós tem mais virtude.

Se me olhares ao Oceano,
Não me vês fim nem fundo,
Tem havido reis no mundo,
Navegantes que eu muito amo,
Sobre mim mar ofano,
Naus e navios de guerra,
O poder que em mim se encerra,
Ninguém sabe dar-me o fim,
Não és nada ao pé de mim,
Eu sou mar e tu és Terra.

Ninguém sabe dar valia,
Aos meus grandes merecimentos,
Quanta alma eu sustento,
Com a minha pescaria,
Eu pesco de noite e de dia,
Dou aos milhares com certeza,
É tanta a minha grandeza
Como tudo estou contando,
E depois de eu acabar
Anuncia a tua grandeza.


-Eu sou terra e tu és mar,
Só tens os peixes de teu,
Eu sou rica e tu és pobre,
Tudo quanto tens é meu.
Tens no teu fundo mar traidor,
Riquezas que tens roubado,
Mas por fim tens acabado,
Com os donos desse valor,
És ladrão, és matador,
De tudo quanto é meu,
És ladrão, és matador,
Ladrão que to chamo eu!

Em mim se criam cereais,
Toda a espécie de produtos,
Lindos ramos flores e frutos,
Lindas árvores e animais,
Toda a espécie de metais,
Seja ouro, prata ou cobre,
A tudo quanto é nobre,
A tudo eu dei o ser,
Tu és pequeno e não podes ver,
Nem poderás alcançar,
Que tudo quanto andas a criar,
São frutos da humanidade,
Não vales de mim nem metade,
Que eu sou terra e tu és mar,
Se o meu tamanho queres saber,
Procura-me em todo o Mundo,
Que até mesmo no teu fundo,
Eu lá te hei-de ir aparecer
.

Sem comentários: