Translate

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Avarento

Um certo dia andava um pobrezinho pedindo esmola.
Foi pedir esmola e pousada à porta de um palacete que parecia ser de gente rica.
Bateu à porta, esta abriu-se e de dentro da mesma estava um senhor bem-parecido que era o dono do palacete.
Este perguntou ao pobrezinho o que queria.
O pobrezinho respondeu que andava a pedir esmola e pousada para poder passar a noite.
O dono do palecete respondeu:
-“ Não costumo dar esmola a pobres nem tão pouco o meu palácio é uma hospedaria.”
Foi então que o pobrezinho disse ao dono do palacete:
- “ Dá-me licença que lhe faça três perguntas e depois vou-me embora?
O dono do palacete respondeu:
-“Nesse caso pode fazer as perguntas que quiser.”
Fez então a primeira pergunta o pobrezinho:
-“Quem morou neste palácio antes do senhor?
O dono do palacete respondeu:
-“Antes de mim aqui viveram os meus pais!”
Depois o pobrezinho fez a segunda perguntou:
“ E depois do senhor quem morara neste palacete?”
O dono do palacete respondeu:
-“ Certamente viverá algum dos meus filhos!”
De seguida o pobrezinho fez a terceira e ultima pergunta ao dono do palacete:
- “ E depois do seu filho quem morara aqui?”
O dono do palacete meio admirado com as perguntas do pobrezinho respondeu-lhe:
-“ Depois do meu filho os netos certamente morarão também cá!”
Foi então que o pobrezinho lhe disse:
-“Se cada um morou e morará neste palácio em tempos diferentes que é se não este palácio uma hospedaria e o senhor um hospede?”
Admirado o dono do palacete suspendeu a voz e pensou para com ele alguns minutos, respondendo depois ao pobrezinho:
-“ Tens razão!”
Posto isto o dono do palacete deu esmola e pousada ao pobre e daí em diante nunca mais se recusou a dar esmola e pousada aos pobres que bateram à sua porta.


Sem comentários: