Translate

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Conto do Pastor

Num certo dia de Primavera, andava um pastor conduzindo o seu rebanho pelos vales de uma pequena aldeia Transmontana. Ao mesmo tempo pelo caminho ao lado passava o Padre da Freguesia montado no seu cavalo dirigindo-se para uma outra aldeia para celebrar uma missa.
Entretanto dois dos corpulentos cães do Pastor ao verem o cavalo do Senhor Padre correram em direcção ao mesmo no sentido de o morderem, o Padre muito aflito começou a gritar pelo pastor:
- “ Ó Pastor, ó Pastor? Chama lá pelos cães, que ainda mordem o cavalo e me fazem cair!”
O Pastor virou as costas e pensou para com ele:
- “Enquanto não me chamares Senhor Pastor, também não chamo pelos cães.”
De novo o padre Grita, mas ainda mais aflito:
- “ Ó Pastor, ó pastor? Chama lá pelos cães, que já me estou a ver aflito para segurar o cavalo!”
Mas o Pastor continuava a ignorar tais palavras e a murmurava baixinho:
- “Enquanto não me chamares Senhor Pastor, também não chamo pelos cães.”
Foi então que novamente o Padre gritou:
- “Senhor Pastor, senhor Pastor faça o favor de chamar pelos cães.”
Palavras não fossem ditas o Pastor deu um alerta aos cães assobiando-lhes e os cães obedecendo aos comandos do seu dono deixaram de atacar o cavalo e o Padre.
O Padre agradeceu ao Pastor dizendo:
- “Obrigado Senhor Pastor, Obrigado Senhor Pastor, Obrigado Senhor Pastor!!!”

Sem comentários: