Translate

sexta-feira, 5 de julho de 2019


O Príncipe e a Bruxa

Era uma vez um rei muito poderoso, que vivia com a sua família numa linda cidade. O seu filho, príncipe, gostava muito de desporto e da caça e um certo dia saiu pelos campos fora para caçar. A certa altura apareceu uma lebre à sua frente, mas por mais que apontasse à lebre a arma não disparava e a lebre corria aos saltinhos à frente dos seus olhos e ele seguia-a até que a lebre entrou num canavial. Quando o príncipe lá chegou a lebre transformou-se numa bruxa que lhe disse:
- Com que então querias matar-me! Mas não conseguiste! Eu é que te hei-de matar a ti!
- Não, não eu só te queria apanhar e levar-te para o palácio! – Disse o príncipe!
A bruxa fez o príncipe prisioneiro e passado alguns dias mandou-o ir a uma montanha buscar uma jarra de água:
- Vês aquela montanha além? Tens de ir lá buscar uma jarra de água, se não a trouxeres, mato-te! – Disse – lhe a bruxa.
E o príncipe lá foi, mas por mais que procurasse na montanha não viu nem água, nem fonte, nem jarra! Ficando desanimado e perturbado!
Eis que aparece uma linda donzela e pergunta-lhe: - Pareces muito preocupado! O que é que se passa?
- Mandaram-me vir buscar uma jarra de água, mas por estas bandas não corre água nenhuma! – Disse o príncipe.
- Toma lá esta jarra e esta água e vai entregá-la à bruxa, olha que ela vai fazer tudo para te matar! - Disse-lhe a donzela!
Quando o príncipe chegou com a jarra de água ao pé da bruxa ela ficou muito admirada e disse-lhe: - Muito bem, muito bem!
No dia seguinte a bruxa disse ao príncipe: - Hoje vais à mesma montanha e quero que me tragas um cesto de uvas!
E o príncipe lá foi em direção à montanha e por mais voltas que desse não conseguia encontrar nem vinha, nem videira, nem uvas, ficando novamente preocupado!
Eis que aparece novamente a linda donzela e disse-lhe: - Parece que estás um bocado preocupado!
- Pois, porque a bruxa mandou-me vir buscar uma cesta de uvas, mas aqui na montanha não encontrei nenhuma! – Disse o príncipe.
- A bruxa tudo vai fazer para te matar, mas tu não fiques preocupado, toma lá este lindo cesto de uvas e vai levá-lo à bruxa! – Disse a donzela!
E lá foi o príncipe mais uma vez, quando chegou e entregou à bruxa o cesto ela ficou novamente admirada, dizendo: Muito bem, muito bem!
Passado uns dias a bruxa disse ao príncipe: - Além em frente, naquela aldeia e na casa que estamos a ver daqui, dentro de uma gaveta está um revólver, tens de ir lá buscá-lo!
E assim foi lá foi o príncipe… no meio do caminho encontrou a linda donzela que lhe perguntou: - Onde vais?
- Vou a uma casa buscar um revólver que a bruxa disse que estava dentro de uma gaveta! – Disse o príncipe!
- Cuidado! Á entrada dessa casa estão uns cães muito maus e uns bois! Se não tiveres cuidado podes ser morto! Mas eu vou-te dar um saco de merenda para ao lá chegares dares de comer aos cães!– Disse-lhe a donzela!
Quando o príncipe chegou à entrada da casa na verdade viu dois bois que estavam com um cesto de ossos à frente e os cães tinham uns molhos de palha para comer! Eis que o príncipe despejou o saco de merenda que trazia em frente dos cães e retirou a palha para a frente dos bois e enquanto os bois comiam a palha e os cães a merenda ele entrou na casa pegou no revólver e saiu rapidamente!
Entretanto, chegou a dona da casa e viu que o rapaz levava o revólver e grita: - Meus cães, meus bois matai-me esse ladrão que roubou o meu revólver, não o deixeis passar! Mas os cães e os bois fizeram ouvidos moucos e responderam: -Não, nós não lhe podemos fazer mal, porque ele deu-nos boa comida!
Conseguindo escapar, levou o revólver à bruxa, que ao vê-lo ficou embasbacada, retirando-se para um retiro pensativa programando outra estratégia! Entretanto, adormeceu e o príncipe ao ver que ela estava a dormir afastou-se e eis que chega a linda donzela com um cavalo preparando a fuga. Montaram os dois no cavalo correndo para o palácio.
Posto isto a bruxa acordou e não viu o príncipe, furiosa saiu à procura dele.
Já bastante afastados, a donzela olha para trás e vê a bruxa! Para distraí-la a donzela soprou num canudo formando-se um denso nevoeiro que incapacitou a bruxa de os ver e possibilitou a chegada ao palácio.
O rei ao ver o príncipe ficou muito contente pois pensava já ter perdido o filho e ainda mais contente ficou ao ver que trazia com ele uma linda donzela, tratando logo de preparar o casamento para viverem felizes para sempre.

Sem comentários: