Translate

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O João pequeno e o João grande

Numa certa aldeia habitavam dois irmãos a um chamavam-lhe o João pequeno e ao outro João grande.
O João grande era muito diferente do João pequeno era muito egoísta , vaidoso e invejoso e tentava sempre amolar o João pequeno.
Quando os pais deles faleceram foram partir as propriedades. Dos bens herdados faziam parte vários terrenos e quatro cavalos.
- Tu como pouco trabalhas-te e és pequeno eu tenho direito a mais terrenos e a 3 cavalos, tu ficarás apenas com 1. Eu trabalharei 5 dias com os 4 cavalos e tu apenas vais trabalhar 2, sábados e domingos. – Disse o João Grande.
Um certo domingo enquanto andava a trabalhar o João pequeno dizia : trabalhai meus 4 cavalos!!
Ao mesmo tempo passava por ali o João grande que ia para a missa e não gostou nada de ouvir aquela conversa.
Quando saiu da missa foi ter com o João pequeno e perguntou-lhe: Afinal os cavalos de quem são??? Uma vez que te portas-te mal vou-te castigar. E meteu-o dentro de uma saca e deixou-o atrás de um muro.
Passado algum tempo apareceu um pastor com o seu rebanho e o João pequeno ao se aperceber que se aproximava alguém começou a gritar: - Aí que eu vou para o céu, Aí que eu vou para o céu! E o pastor ao ouvir aquilo aproximou-se da saca, abrindo-a. De lá saiu o João pequeno e o pastor perguntou-lhe: - Então tu queres ir para o céu ainda tão novo, olha para mim eu é que já sou velho, cansado e doente eu é que já devia ir para o céu.
- Então mete-te aqui nesta saca e vais ver como já vais para o céu- Disse-lhe o João pequeno.
E assim foi.
E o João pequeno foi se embora com o rebanho do velho pastor.
Depois o João grande apareceu pensando que dentro da saca estava o João pequeno mas quem lá estava era o pastor pegou nela e atirou-a ao rio.
Quando voltou para cima tal foi o seu espanto quando viu o João pequeno com um rebanho de ovelhas, aproximou-se e disse: - Então João pequeno ainda à pouco tempo te atirei ao rio e já andas ai com as ovelhas?
- É verdade irmão, quando me atiras-te da ponte abaixo lá no fundo do rio estavam muitas muitas ovelhas, mas só consegui salvar estas!!! Disse o João pequeno!!
- Foi verdade João pequeno???
- Sim meu irmão foi verdade.
Como o João grande era invejoso pensou e disse ao irmão: - Então e se eu fosse lá buscar as outras ovelhas!!!??
- Olha tens de ir buscar outra saca meteres-te dentro dela e eu atiro-te ao rio!!! – Disse-lhe o João pequeno!!
Assim foi lá foi o João grande buscara a saca, meteu-se lá dentro, mas o João Pequeno viu-se à rasca para o conseguir levar até ao rio.
Chegando à ponte lá atirou com o irmão ao rio.
Tento o João pequeno ficado com tudo o que pertencia ao irmão e ainda com o rebanho do velho pastor.

Sem comentários: