Translate

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Frei João sem cuidados

Num pequena cidade vivia o Frei João sem cuidados.

Um dia o rei encontrou-o e disse-lhe: - Frei João tens de adivinhar três coisas: quanto pesa a lua? Quantos peixes há no mar e o que eu penso!!! Se não mando-te matar. Tendo lhe dado um prazo e uma hora.
Posto isto o rei foi-se embora deixando o Frei João pensativo!!
Passaram-se alguns dias e o Frei João continuava a pensar nas perguntas que o rei lhe tinha feito!!!! Foi então que encontrou o moleiro.
Ao ver o Frei João tristinho e diferente o moleiro perguntou ao Freio João: - Que se passa consigo Frei João???
- Ando a pensar numas perguntas que o rei me fez e se não tiver resposta para elas daqui a uns dias manda-me matar!!!! – Disse o Frei João.
- Então que perguntas foram essas Frei João? – Perguntou o moleiro.
- Tenho de saber quanto pesa a lua, quantos peixes há no mar e o que o rei pensa!!!! – Disse o Frei João.
- Não se preocupe com isso, pois eu próprio irei ter com o rei no dia e hora combinada e responderei às três questões, só tem de me emprestar o seu fato, para o rei não me reconhecer!!!
E assim foi, no dia e hora combinada lá foi o moleiro ter com o rei, fazendo-o pensar que era o Frei João.
- Então Frei João já trazes as respostas para o que te perguntei – Perguntou o rei
- Sim, vamos lá ver!!! (disse o Frei João que era o moleiro).
Diz-me lá então quanto pesa a lua? - Perguntou o rei
- A lua pesa quatro quartos (respondeu o Frei João que era o moleiro).
- Muito bem, muito bem , disse-lhe o rei!
E então agora quantos peixes tem o mar? Perguntou o rei.
- Isso eu não consigo, porque o senhor rei também ainda não fechou os rios que desaguam no mar!!!
- Muito bem, muito bem , disse-lhe o rei!
Então agora diz-me lá o que eu penso!!! Perguntou o rei.
- Pensa que está a falar com o Frei João sem cuidados e está a falar é com o senhor moleiro!!!!!

Sem comentários: