Translate

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Pássaro Triste

Era uma vez um cavador que andava a cavar o seu quintal, preparando a terra para as primeiras sementeiras.
De vez em quando ficava surpreendido com o esvoaçar de um pequeno pássaro que lhe parecia triste. Enquanto outros passarinhos chilreavam nas árvores em redor aquele não, apenas saltitava na terra quando o cavador lançava a enxada.
Quando terminou o trabalho foi para pegar no casaco que estava em cima de uma pedra para ir embora e encontrou o passarinho em cima do casaco, tentou espantá-lo mas o pássaro não foi embora. O homem ficou admirado e disse:
- Já que estás aqui tão manso vou-te levar para casa! Os meus filhos quando chegarem com o rebanho vão ficar todos contentes.
Quando o cavador chegou a casa, os filhos ainda não tinham chegado. E colocou o pássaro dentro de uma caixa.
Passado um pouco chegaram os filhos, foi então que o homem para fazer a surpresa foi buscar o pássaro que estava na caixa, mas ao meter a mão na caixa deu conta que o pássaro estava morto! E ficou surpreendido quando viu um ovo e dois bilhetes que diziam: “Quem comer o meu corpo, será rei de uma nação!” “E quem comer o meu ovo terá todos os dias um saco com algumas moedas!”
Posto isto, o cavador pensou e já não levou o pássaro aos filhos, mas tratou de dar a comer o ovo ao filho mais novo e o passarinho morto ao filho mais velho, assim foi.
Os anos foram passando, e os filhos foram crescendo, com determinada idade pensaram em deixar a casa do pai para procurar outro modo de vida, o pai não se opôs e ainda lhes deu algumas moedas para pagarem as primeiras despesas.
Os dois irmãos partiram e foram ter a uma vila a uma estalagem para dormir naquela noite. No dia seguinte quando se levantaram ficaram admirados porque debaixo do travesseiro estava um saco com umas moedas, foram perguntar à dona da estalagem se aquele dinheiro seria de algum hóspede, ou dela mesma, ela disse que não!
Isto deixou os irmãos pensativos, mas já tinham dinheiro para ficar mais uma noite na estalagem e assim foi. No dia seguinte ao se levantarem encontraram novamente debaixo do travesseiro o saquinho com moedas e voltaram a pensar qual dos dois estaria a ser a ser abençoado por aquelas moedas. Resolveram então dormir na terceira noite cada um em sua cama, para saberem a quem era dado o saco do dinheiro.
No dia seguinte o saco apareceu debaixo do travesseiro do irmão mais novo. Foi então que o irmão mais velho disse:
- Tu já tens a tua vida resolvida com essa bênção! Eu vou continuar o meu caminho. Assim partiu e foi ter a uma cidade, onde perguntou se sabiam onde podia encontrar trabalho, as pessoas indicaram-lhe o rei. Tendo ele ido ter ao castelo, o rei deu-lhe trabalho.
Esse rei tinha uma filha muito bonita, com a qual passado alguns tempos o filho mais velho do cavador começou a namorar e com quem veio a casar. Depois de casado e rei da nação, pensou em ir procurar o irmão de quem nunca mais teve notícias, começando na vila onde o tinha deixado. Lá na vila informaram-no que o irmão estava pobrezinho, pois os ladrões tiveram conhecimento que ele recebia todos os dias a bênção do dinheiro e roubavam-lho, ficando tão desanimado amaldiçoou-se, para nunca mais receber aquele saco de dinheiro e assim aconteceu, nunca mais recebeu o dinheiro e acabou na miséria. Posto isto, o irmão mais velho foi à sua procura e quando o encontrou levou-o consigo para o castelo onde foram felizes por muitos e longos anos.

Sem comentários: