Translate

quarta-feira, 6 de março de 2019


Tia Miséria

Era uma vez a Tia Miséria que vivia na sua velha casinha muito alegre e contente apesar de ser pobrezinha.
Vivia feliz e detestava a riqueza! Tinha apenas uma pereira no seu quintal e no tempo das pêras, quer de noite, quer de dia estava sempre a vigiá-la, com medo que alguém lhas fosse roubar.
Um dia estava em casa e bateu-lhe à porta um pobre pedindo esmola.
- Tia Miséria dê-me pão que eu estou cheio de fome!
Ela toda contente logo lhe fez um chã e lhe deu pão que tinha em casa para ela comer. O pobre bebeu o chã e comeu o pão e disse para a Tia Miséria:
- Tia Miséria peça-me lá um desejo que vai ser recompensada!
A Tia miséria pensou, e disse: - Se me quer dar um desejo fico toda contente então o desejo é: Quem subir à minha pereira de lá não possa descer!
Tia miséria entretanto adormeceu e quando ela acordou, ficou surpreendida, pois quando para a janela olhou, avistou três garotos na pereira a gritar!
- Tia Miséria, Tia Miséria, venha-nos tirar da sua pereira que nós dela, não conseguimos descer!!
- Ides ficar aí para sempre, daí eu não vos vou tirar, toda a gente vai ficar a saber quem vinha comer as pêras da minha pereira – Disse-lhes a Tia Miséria.
- Tia Miséria, não faça isso, nós prometemos não voltar cá a comer e roubar as suas pêras!
- Se prometem não voltar cá a comer as minhas pêras podem da pereira descer e ir embora.
- Obrigado Tia Miséria, Obrigado Tia Miséria!
Passado algumas horas, eis que lhe bate alguém à porta, a Tia Miséria foi abrir, e ficou um pouco aflita ao ver uma mulher vestida de preto!
- Que fazes aqui à minha porta? - perguntou-lhe a Tia Miséria!
- Eu sou a morte – disse a mulher!
- A morte???
- Sim sou a morte e venho-te buscar!
- Mas eu não quero morrer ainda! – respondeu a Tia Miséria. Quero continuar a viver e a cuidar da minha casa e da minha pereira!
- Chegou a tua hora, tenho que te levar comigo – Disse a morte!
- Olha vou-te pedir um favor, que bem me o podes fazer:
Sobe à minha pereira colhe-me aquelas pêras, que as quero comer antes de morrer!
- A morte com boa-fé, subiu à pereira, colheu as pêras e depois de lhas dar à Tia Miséria, não conseguia descer!
-A morte pôs-se a gritar: - Tia Miséria deixe-me descer da sua pereira!
- Vais ficar aí para sempre que eu ainda não quero morrer! Disse-lhe  a Tia Miséria!
À porta da tia Miséria começaram a chegar padres a reclamar:
- Tia Miséria solte a morte nós não temos mortos para enterrar!!
Também juízes e escrivãs iam à porta da tia miséria, para que ela soltasse a morte, pois não tinham testamentos para fazer e deste modo não ganhavam dinheiro.
- Não, não ela vai ficar lá presa, eu quero viver muito tempo! – Respondeu a Tia Miséria!
- Tia Miséria solte a morte que bom pago lhe há-de dar e para sempre no mundo a vai deixar.
- Sendo assim, pode da minha pereira descer, pois eu pobrezinha no mundo para sempre vou viver! – Disse a Tia Miséria.



Sem comentários: