Translate

sexta-feira, 1 de março de 2019


O mentiroso
Era uma vez um rapaz chamado Ivo, muito alegre e bem-disposto mas tinha o hábito de contar umas mentiras, que não causavam prejuízo a ninguém.
Os colegas da escola e os vizinhos eram os alvos perfeitos para as suas mentiras.
Quando saiu da escola os pais, que eram agricultores arranjaram-lhe um rebanho de gado e lá andava o Ivo todo contente pelos campos a guardar o rebanho!
Um dia quando descia a encosta com o rebanho em direção ao povoado o Ivo pôs-se a gritar muito alto: - Ai que vem lobo, ai que vem logo!!!
Meia dúzia de vizinhos ao ouvirem o Ivo tão aflito, pegam em armas e instrumentos agrícolas e correm em direção ao ele, para o ajudarem.
Quando chegaram junto do Ivo eis que ele virou as costas a rir-se.
Os vizinhos voltaram para aldeia tristes com ele, porque não havia lobo nenhum! – Nesta caímos, mas para a próxima já não caímos.
Passados alguns meses, ouviram de novo o Ivo aos gritos: - Ai que vem lobo, ai que vem lobo, bastante aflito.
Apesar de se lembrarem que da última vez era tudo mentira, ainda houve alguns que correram em direção ao rapaz, mas tal como da primeira vez ele virou as costas e riu-se!
Mais uma vez voltaram para aldeia bastante zangados!
Passados dois ou três meses, pensando que os vizinhos se tinham esquecido, o Ivo volta a gritar: - Ai que vem lobo, ai que vem lobo!!!
Os vizinhos bem ouviram os gritos, mas desta vez ninguém foi em socorro do Ivo!!! No entanto havia mesmo um lobo que saltou para o rebanho, apanhando o cordeiro mais gordo que o Ivo tinha!
Quando chegou à aldeia e encontrou alguns vizinhos o Ivo lamentou-se por ninguém o ter ido socorrer! E os vizinhos responderam-lhe: - Nós fomos lá duas vezes e nunca havia lobo nenhum, e desta vez pensamos igual, por isso não fomos! Julgamos que estarias e a mentira mais uma vez!
Coitado do mentiroso,
Mente uma vez, mente sempre,
Ainda que diga a verdade,
Todos lhe dizem que mente!

Sem comentários: