Translate

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Pedro

Era uma vez um casal de anciãos agricultores que eram portadores de riqueza a nível da agricultura e criação de gado.
Um certo dia a mulher disse para o marido: - Vai à Vila a ver se arranjas outro criado, pois o nosso vai se ausentar para cumprir o serviço militar, mas tem cuidado, antes pergunta-lhe o nome, porque se for Pedro eu não aceito “Pedros”.
E assim foi o marido no dia seguinte foi à Vila à procura de um novo criado. Ao longe avistara um miúdo que tinha um saco com ele.
Aproximou-se do rapaz e perguntou: - Que fazes tu meu rapaz?
- Ando à procura de patrão, respondeu o rapaz!
- Ai andas? Olha lá tu não queres vir trabalhar para mim? – Perguntou o ancião.
- Quero sim, respondeu o rapaz.
- Mas espera, antes de mais diz-me o teu nome! Perguntou-lhe o ancião.
- Eu chamo-me Pedro, disse o rapaz.
- Oh que desgraça a minha, a minha mulher não quer Pedros lá em casa, tenho que ir à procura de outro criado! Disse o ancião.
E lá foi ele, procurou aqui, procurou ali, mas nada de encontrar um novo criado. Até que de novo ao longe avistou outro rapaz, aproximou-se dele e voltou a perguntar:
- Que fazes tu meu rapaz?
- Ando à procura de patrão, respondeu o rapaz!
- Ai andas? Olha lá tu não queres vir trabalhar para mim? – Perguntou o ancião.
- Quero sim, respondeu o rapaz.
- Mas espera, antes de mais diz-me o teu nome! Perguntou-lhe o ancião.
- Eu chamo-me Pedro, disse o rapaz.
- Oh que desgraça a minha, nesta terra só há Pedros. Embora a minha mulher não os queira vou ter de levar um criado chamado Pedro!!
E lá foram os dois para casa do ancião.
Quando chegaram a casa o ancião disse para mulher: - Mulher na Vila não havia criados que não fossem Pedros, por isso tive de trazer um Pedro!!
- Já que tem de ser marido, vamos apenas fazer-lhe um contrato até ao cantar do Cuco (fim do Inverno inicio da Primavera)
E assim foi o criado aceitou.
Passado uns tempos a patroa começou a embirrar com o criado e cheia dele disse-lhe que tinha de ir buscar um carro de lenha, da mais torta que encontrasse, se não teria de ir embora.
O Pedro aceitou, no dia seguinte pegou no carro e lá foi ele.
Foi à vinha e com a machada cortou-lhe as cepas todas. Depois voltou para casa com a carrada da lenha para mostrar à patroa.
A mulher toda chateada ao ver as cepas disse para o marido: - Viste marido eu bem te disse que não queria Pedros em casa!!! Este deu-nos cabo da vinha!!!!!
Passados alguns dias voltaram a dizer ao Pedro que tinha de ir buscar um carro de lenha, da mais direita que encontrasse, se não teria de ir embora.
E lá foi o Pedro com o carro à procura de lenha direita.
Dirigiu-se a um pinhal novo que o patrão tinha e tal como com na vinha cortou o pinhal todo. Depois voltou para casa com a carrada da lenha para mostrar à patroa.
A patroa quando viu aquilo voltou a dizer ao marido: - Viste marido eu bem te disse que não queria Pedros em casa!!! Agora deu-nos cabo do pinhal!!!
Passaram-se mais uns dias e de novo a patroa propôs ao Pedro que mete-se a junta das vacas num lameiro com um muro alto, mas não poderia entrar pela única entrada (porta).
E assim foi lá foi o Pedro…matou as vacas, cortou-as aos pedaços e atirou-as por cima do muro já que não podia entrar pela porta.
A patroa ao ver aquilo gritou mais uma vez para o marido: - Viste marido, já nos deu cabo da vinha, do pinhal agora matou as vacas…ainda nos vai matar a nós também!!!
O que vamos fazer???
E o marido propôs mandar-se o Pedro com o rebanho das ovelhas para a serra, onde habitava um gigante que matava todos os pastores.
Assim foi…lá foi o Pedro para a serra, quando lá chegou logo encontrou o gigante que lhe perguntou: - Então meu homem por aqui com o teu rebanho?
- É verdade, os meus patrões mandaram-me para cá. – Disse o Pedro
- Então meu rapaz à noite terás de ordenhar as tuas ovelhas e trazer-me um queijo para o meu jantar, se não serás morto! – Disse o gigante.
Dito isto o Pedro enquanto apascentava o rebanho encontrou um seixo e durante todo o dia arredondou de modo a ficar como um queijo.
Chegada a noite foi ter com o gigante e entregou-lhe o queijo.
- Aqui tem o seu queijo - disse o Pedro ao gigante.
Guloso à primeira dentada o gigante partiu os dentes, não podendo matar o Pedro!!
No dia seguinte o gigante fez outra proposta ao Pedro: - Rapaz hoje e se não quiseres que te mate, pois estou muito furioso contigo, terás de me trazer todas as ovelhas a dançar!!!
Dito isto o Pedro saiu com o rebanho e partiu a cada ovelha a pata da frente.
Quando chegou a noite o Pedro foi com o rebanho ter com o gigante e como as ovelhas tinham uma pata partida, iam todas a dançar e o gigante mais uma vez não pode matar o Pedro.
- Realmente és um pastor inteligente disse o gigante.
No dia seguinte outra proposta o gigante fez ao Pedro: - Meu rapaz hoje a tua tarefa, para que não te mate será trazeres-me todas as ovelhas a rir!!!
E lá foi o Pedro com o rebanho…e com o canivete cortou o lábio de baixo de todas ovelhas.
Quando chegou a noite lá foi o Pedro ter com o gigante e lá iam as ovelhas todas risonhas, com os dente à mostra.
O gigante ao ver aquilo pensou: - Possa lá para este pastor, este dá-me pelas barbas…já chega para mim.
- Vai-te embora meu rapaz, que eu mais não te posso aturar.
E lá foi o Pedro de regresso à aldeia.
Ao vê-lo chegar os patrões pensando que o Pedro estaria morto, não queriam acreditar no que estavam a ver, lá vinha o Pedro à frente do rebanho, com a s ovelhas a dançar e a rir!!!
A patroa disse então para o marido: - Não acredito marido, que ainda o vamos ter de aturar até ao cantar do cuco. Então pensou subir ao sobreiro e cantar como o cuco. E lá foi ela “CUCUCUCUCUCU”.
O Pedro vendo que era a patroa que estava no sobreiro a cantar como o cucu pegou na arma e disse: - Cucas em Fevereiro, cá para baixo do sobreiro, matando a patroa.

Sem comentários: