Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2019


O homem do cordeiro e o chefe dos ladrões

Era uma vez um lavrador que vivia numa pequena aldeia e um dia teve uma rixa com um vizinho e porque não se entendiam resolveram ir para tribunal. Cada um teve de escolher o seu advogado para defender a causa.
O lavrador ganhou a causa e apesar de ter pago o que o advogado lhe pediu como era um homem humilde da aldeia pensou em lhe agradecer levando-lhe um cordeiro, pois este tinha um rebanho e assim não precisava de o comprar.

Como o advogado morava numa aldeia distante deslocou-se a pé para lá tendo de atravessar uma floresta, já perto da floresta, foi visto pelo chefe de uma quadrilha de ladrões que ao vê-lo com um cordeiro às costas disse para os seus homens: - Estão a ver aquele homem que vem com um cordeiro às costas? Vou-lhe roubar o cordeiro sem lhe fazer mal nenhum. Os outros ficaram admirados…
- Como é isso possível?
Chefe dos ladrões: - Esperem pelo resultado!
Pegando numa bota o chefe dos ladrões foi colocá-la no caminho onde o lavrador ia passar.
Ao ver a bota o lavrador disse para si mesmo: - Se fossem duas ainda perdia tempo a apanhá-las assim, não vale apena! E continuou a andar.
Mais à frente numa curva do caminho aparece outra bota. – Olha, olha se eu soubesse que ia encontrar a outra tinha trazido a que vi lá atrás! E pensou… - E se eu fosse buscá-la! Pousou o cordeiro no chão atando-lhe as patas e deixando-o preso com um cordel.
Entretanto o chefe dos ladrões que estava à espreita deixou o lavrador virar as costas e foi apanhar o cordeiro!
O lavrador lá foi pelo caminho fora buscar a outra bota, não deu conta de nada!
Quando chegou para pegar novamente no cordeiro e seguir a sua viagem, não viu cordeiro nenhum! E disse: – Ora esta fugiu-me o cordeiro! Procurou, procurou e não conseguiu encontrar o cordeiro e voltou triste para casa. Enquanto que os ladrões ficaram felizes a preparar o jantar.
No dia seguinte, como o prometido é devido o lavrador pensou em levar outro cordeiro ao advogado, pois não queria ficar mal visto. Pegou num dos melhores cordeiros do rebanho e lá foi a pé pelo mesmo caminho.
Mais uma vez os ladrões avistaram-no! E o chefe dos ladrões disse: - Olhai volta a vir além o homem com outro cordeiro, querem ver que eu lhe vou roubar outra vez o cordeiro e não lhe faço mal nenhum!?
- E será que desta vez és capaz!?
- Vamos ver, penso que sim!
Quando o homem se aproximou do lugar onde tinha deixado o outro o cordeiro o chefe dos ladrões pegou num pau e começou a bater com ele no tronco de uma árvore e berrava ao mesmo tempo: - Mé…mé…mé…. E assim fez várias vezes.
O lavrador ouvindo aquilo parou e pôs-se à escuta em silêncio e disse: - Querem ver que é o meu cordeiro que está enlaçado! Pousou o que levava às costas no chão e desceu em direção onde ouvia berrar o dito cordeiro. Desceu, desceu enquanto ele procurava o chefe dos ladrões foi-lhe roubar o outro cordeiro.
Quando voltou o lavrador não viu cordeiro nenhum nem tivera encontrado o outro e disse: - Ora está já tinha ficado sem o outro e agora mais um…voltou para casa todo triste enquanto que os ladrões fizeram novamente a festa.

Sem comentários: