Translate

segunda-feira, 14 de março de 2016

Destinos

Numa aldeia Alentejana,
Onde o sol faz maravilhas,
Uma formosa cigana,
Teve a maior dor humana,
E deu à luz duas filhas.

Ambas de rosto divino,
Muito iguais fisicamente,
De olhar doce e peregrino,
Por capricho ou destino,
Tiveram sorte diferente!

Pobre vítima do amor!
Que nunca se julga farto,
Espalhou no mundo horror,
Após uma imensa dor,
Tombou-a morreu do parto!

O prior da freguesia,
Velhinho de alma bondosa,
Baptizou-as certo dia,
A uma pôs Rosa Maria,
À outra Maria Rosa.

Rosa Maria pastora,
Ficou junto do rodil,
Muito pobre e sonhadora.
Enquanto a outra, uma senhora,
Levou-a para o Brasil.

O Padre da freguesia,
Velhinho de alma piedosa,
Disse à Rosa Maria:
- Recebi com alegria,
Carta da Maria Rosa!

Depois da carta ouvir ler,
A pobre Rosa Maria,
As mãos à carta deitou,
Em pedaços a rasgou,
Mesmo ali na sacristia.

- Meu Deus para quê tanta maldade!
- Tu não tens religião,
Diz o padre: - és invejosa!
-Tens ódio à Maria Rosa,
- Porque ela é rica e tu não!

Ajoelha a moça a tremer,
- Perdão bom padre, se eu pequei!
- Eu não me pude conter,
- Porque ela sabe escrever,
- Meu bom padre eu não sei!

10 comentários:

Anónimo disse...

Vivo os meus 30 anos e hoje dia 28 de dezembro de 2016 lembrei de uma cantiga que minha mãe cantava contandoa história das duas gêmeas: Rosa Maria e Maria Rosa;
Sou alentejano de uma Aldeia de Serpa e minha família foi sençao a primeira,uma das primeiras a emigrar pro Brasil.Fiquei feliz porque lembrava-me de uma peqyena parte da npusuca mas não sabia de toda a letra ,umverdadeiro canto demonstrador do quanto vale saber lere escrever.No caso mais que a fortuna de outrem .
Grato Romualdo Costa Carrasco

Susana Oliveira disse...

Sou do norte, não sou alentejana, mas este poema faz parte de minha infância. Era muito pequena e só me recordava do início e da moral. Obrigada por publicar.

Anónimo disse...

Boas. Onde posso ouvir a musica deste poema?. Obrigado e cumprimentos

Luciano disse...

Boa tarde um dia destes gravarei a musica deste poema e colocarei nos vídeos.

Susana Oliveira disse...

Boa noite, Luciano. Isso seria excelente.

Unknown disse...

Sou do norte. Lembro-me disto, era um fado chamado o fado das duas gêmeas mas não me lembro da melodia.

Unknown disse...

A minha mãe era minhota, eu cresci a ouvi-la cantar esta canção... Chorei... Porque tenho tantas saudades de a ouvir cantar esta canção. 😥❤️

Filo disse...

A minha mãe, Beirã numa aldeia perto de Mangualde também cantava está história tão bonita e que eu tanto gostava de a ouvir. Obrigada pela sua partilha

Sandra Gandum disse...

Eu Tb ouvia a minha mãe cantar isto...Ás vezes já não se lembrava bem da letra e inventava um pouquinho, mas pelo que pude observar não fugia muito do original! Gostava de a ouvir na net!

Anónimo disse...

Estava há anos à procura da letra completa desta canção que tantas vezes a minha mãe me cantou e que tanto me emocionava!!
Muito obrigada por partilhar!💖