Translate

sábado, 4 de janeiro de 2014



Cantiga dos reis: 
Fiquem-se com Deus senhores



Venho-lhe dar os bons reis,

Que as boas festas não pude.

Venho ver estes senhores,

Como passam de saúde.
 

Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.


Numa rua de Belém,

Andava a Virgem-Sagrada,

Batendo de Porta em Porta,

Quem lhe desse uma pousada.


Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.


Pousada ninguém lhe a deu,

Àquela Virgem-Sagrada,

Foi descansar numa gruta,

Que lhe serviu de morada.


Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.


Bem pudera Jesus nascer,

Numa cama de veludo,

Foi nascer numas palhinhas,

Para dar exemplo ao mundo!


Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.


Em pobres palhas, mal deitado,

Em pobres palhas, mal coberto.

Chorava o menino Deus,

Nas montanhas do deserto.


Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.


Ora dai senhores, dai,

Que esta noite todos dão.

De Jesus virá o pago,

Da Virgem a Salvação.


Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.


Essa rosa que ai tendes,

Dai-lhe muita estimação,

Que a roseira que deu essa,

Ou dará outra ou não.


Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.


A mulher é uma rosa,

O marido um cravo é,

Os filhos são os botões,

Nascidos do mesmo pé.


Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.


A quem esta esmola deu,

Dada com tão boa mente,

Deus lhe dê muita saúde,

Para si, e à sua gente.


Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.


A quem esta esmola deu,

Á beira dos seus portais,

Deus lhe dê muita saúde,

Para o ano nos dar mais.


Fiquem-se com Deus senhores,

Que eu com Deus me vou andando.

Que a Virgem Nossa-senhora,

Já nos vai acompanhando.

(Cantiga recolhida em Nuzedo de Cima - Vinhais)

Sem comentários: