Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O amigo fiel

Era uma vez dois amigos de infância.
Um dele um certo dia cometeu um crime tendo sido julgado e condenado à morte por decapitação.
Depois de estar algum tempo na prisão, foi marcado o dia da sua execução.
No dia marcado o juiz perguntou-lhe: - Meu rapaz tu vais ser executado, mas antes pergunto-te se tens algum desejo que quisesses ver realizado antes de morreres?
- Eu gostaria de me despedir dos meus familiares – Disse o condenado.
- Pois bem meu rapaz, vamos conceder-te esse desejo, mas tens de deixar um amigo no teu lugar, pois se tu não apareceres na hora marcada o teu amigo será executado em teu lugar! Disse o juiz.
- Eu tenho um amigo que poderá ficar no meu lugar enquanto me ausento. Disse o condenado
E assim foi, o amigo de infância do condenado ficou no seu lugar enquanto este se foi despedir da sua família.
Perto da hora da execução, o juiz perguntou ao amigo do condenado se ele iria aparecer e o amigo disse-lhe que ele apareceria, pois tinha-o como amigo fiel e confiava na sua palavra.
As horas passavam e a tensão aumentava….
Chegada a verdadeira hora o condenado não tinha aparecido, então o juiz deu ordem para o amigo ser executado. Já de joelhos e com o pescoço prestes a ser cortado, eis que aparece o condenado a gritar: - Soltem-no em que já estou aqui!!!!
O juiz emocionado, por ver tal fidelidade abraçou-se aos dois rapazes e disse: - A partir de agora não são só dois amigos, seremos três!
E assim nenhum foi executado.

Sem comentários: