Translate

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cepa torta

Era uma vez um lavrador, que tinha muitas propriedades e uma vinha muito grande, tinha em casa um criado, quando foi na altura de cavar a vinha mandou o criado a cavala!
Dava-lhe merenda, quando chegava à vinha o criado abria o saco da merenda e via que no saco só ia pão e o vinho era vinagre.
E então o criado cavava duas ou três videiras e depois dizia: - Pão ralão, vinho vinagrão, cava tu enxadão! E deitava-se a sombra da oliveira.
Qaundo chegava a casa o patrão perguntava-lhe: então cavaste muito?
E o criado respondia: - Já vou perto da cepa torta!
No dia seguinte voltaram a dar-lhe merenda e voltaram a mandá-lo para a vinha, o criado chegava à vinha e voltava a olhar para a merenda e via que era outra só pão e vinho vinagre.
E então o criado cavava duas ou três videiras e depois dizia: - Pão ralão, vinho vinagrão, cava tu enxadão! E deitava-se a sombra da oliveira.
Á noite ao chegar a casa o patrão perguntava-lhe : - então cavaste muito rapaz?
E o criado respondia: - Estou quase a chegar à da cepa torta!
O patrão desconfiado pelo facto do criado nunca mais passar da cepa torta, voltou a dar-lhe merenda no dia seguinte e foi espreitá-lo.
Viu que o criado ao chegar à vinha abria o saco da merenda, olhava para a mesma e dizia: Pão ralão, vinho vinagrão, cava tu enxadão e viu que se deitava à sombra da oliveira!!
O patrão foi para casa e disse para a mulher: - Ó mulher temos de dar outra merenda ao nosso criado, pois já há três dias que vai para a vinha e ainda não cavou nada!!
Assim fizeram, no dia seguinte deram uma boa merenda ao criado.
O criado ao chegar à vinha olhou para o saco da merenda e provou o vinho dando conta que o vinho era bom e o pão era com chourição, então disse o criado: - Vinho bom, pão e chourição, hoje tens de cavar enxadão.
Posto isto deitou mãos à obra e cavou a vinha toda.

Sem comentários: