Translate

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Romance da Ceifa:

Aldininha

Aldininha, Aldininha,
Queres ser minha namorada,
Eu de ouro te vestia
E de prata te calçava.
Não permite Deus meu pai,
Que eu seja sua namorada,
Pois as penas do inferno,
Ó meu pai quem as passara.
Mandou erguer uma torre,
Muito linda e muito alta,
Para fechar a Aldininha
Naquela torre tão alta.
O que davam de comer,
Era sardinha salgada,
O que davam de beber
Era água de pescada.
Aldininha com a sede,
Chegou-se a uma sacada.
Avistou a sua irmã,
Lavando seda bordada.
-Ó minha irmã se o sois,
Dá-me uma gota de água,
Que se me seca o coração,
Minha vida, minha alma.
-Bem ta dava minha irmã,
Dava-ta de boa mente,
Mas o ladrão do nosso pai,
Levou a chave da nascente.
Aldininha com a sede,
Chegou-se a outra sacada,
Avistou a sua mãe,
Passando seda bordada.
-ó minha mãe se o sois
Dá-me uma gotinha de água,
Que se me seca minha vida, minha alma.
-Bem ta dava minha filha,
Dava-ta de boa mente,
Mas o ladrão do teu pai,
Levou a chave da nascente.
Aldininha com a sede,
Chegou-se a outra sacada,
Avistou o rei seu pai,
Jogando o jogo da espada.
-ó meu pai se o sois,
Dá-me uma gota de água,
Que se me seca o coração
Minha vida minha alma.
-Alto, alto meus criados,
Todos que jogais a espada
Levai água a Aldininha,
Que está na torre fechada.
O primeiro que chegar,
Terá uma espada de prata,
E o último que chegar,
Terá vida tirada.
Por Deus e Virgem Maria,
Todos chegaram a par,
Todos chegaram a par
E Aldininha suspirava.
Aldininha se morreu,
Não morre por falta de água,
Pois aos pés de Aldininha,
Corria uma fonte de água clara.



1 comentário:

Unknown disse...

Bom dia, quando era pequeno houvia muito a musica da Aldininha, Aldininha... , gostava de fazer houvir aos meus filhos e aqui no vosso site tem as palavras, só conheço o ritmo da música mas não sei cantar. Um dia vão cantar esta musica? Se o fizerem um grande obrigado. (Paulo)