Translate

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O conto do padre Valentim

Era uma vez um padre chamado Valentim, homem de grande riqueza.
Um certo dia convidou um homem pobre da aldeia que tinha muitos filhos para lhe trabalhar a quinta, dando-lhe um grande rebanho de cabras e ovelhas para guardar.
O pastor de vez em quando matava um cordeiro ou um cabrito para alimentar a sua família, dizendo depois ao padre que tinha sido um lobo que os tinha levado.
Numa tarde de primavera um dos filhos mais novos do pastor estava sentado nas escadas, cantarolando uma canção:
- O meu pai é quinteiro,
Do padre Valentim,
E os cabritos e os cordeiros,
Que bem me sabem a mim.
Sem se aperceber o padre aproximava-se e ouviu a cantiga que o garoto cantava.
- Meu rapaz, no próximo domingo és capaz de ir cantar essa música na missa? E ganharás uma boa quantia de dinheiro.
- Sim senhor padre eu aceito, irei lá cantá-la - Respondeu o rapaz.
Quando à noite o pai do rapaz chegou a casa o filho correu para junto dele dizendo: - Papa no domingo vou ganhar uma mão cheia de dinheiro!!! Disse o rapaz
- Então porquê meu filho? Perguntou o pai.
- Porque vou à missa do padre Valentim cantar uma musica! Disse-lhe o rapaz.
- E que musica é essa meu filho? – perguntou-lhe o pai.
- O meu pai é quinteiro,
Do padre Valentim,
E os cabritos e os cordeiros,
Que bem me sabem a mim.
(Cantou o rapaz)
- Meu filho nada de isso tu não podes ir cantar essa cantiga se não estamos desgraçados! O padre dá-te uma mão cheia de dinheiro, mas eu dou-te duas, mas tens de ir cantar esta outra música te vou ensinar:
- O meu pai é quinteiro,
Do padre Valentim,
O lobo come os cordeiros,
E o padre deita-me as culpas a mim. – Ensinou-lhe o pai
E assim foi, no dia da missa lá foi o rapaz para a igreja.
E o padre no sermão disse: - Hoje temos aqui uma criança que vai contar-nos uma grande verdade, vem cá meu filho e canta para nós!!
- O meu pai é quinteiro,
Do padre Valentim,
O lobo come os cordeiros,
E o padre deita-me as culpas a mim!!!
(Cantou o rapaz)
O padre aflito começou a gritar: É mentira é mentira!!!

Sem comentários: