Translate

terça-feira, 20 de abril de 2010

Romance da ceifa:
Alma perdida…

Beira do Douro a baixo,
Beira do Douro a cima,
Vozes dava uma alma,
Vozes dava que a toia.
Ouvira um cavalheiro,
Do quarto onde dormia,
Que é isso ó alma santa,
Que é isso alma minha?
Quero ir para o Santiago,
O caminho eu não sabia,
Agarra-te ao bem que fizes-te,
Se bem fixes-te algum dia.
Pobre de mim pecadora,
Que nada disso fazia,
Agarra-te às esmolas que deste,
Se esmolas deste algum dia.
Pobre de mim pecadora,
Que nada disso fazia.
Agarra-te às missas que assististe,
Se à missa assististe algum dia.
Pobre de mim pecadora,
Que nada disso fazia,
De quarenta quarentenas,
A terça parte eu te daria,
Para ires mais descansada,
A cumprir a romaria.
Na volta vindes por aqui,
A contar o que lá ia,
Abençoado cavalheiro,
Salvas-te a tua alma e a minha.

Sem comentários: